terça-feira, 10 de maio de 2011

As mães que a literatura não teve

A literatura, penso eu ter sido adotada por uma família que tem na maioria dos integrantes, homens, gênios. As mães que a literatura não teve são, certamente, as mulheres (ou mesmo outros homens) que revolucionaram as áreas do conhecimento.

1a. Porque a Literatura não teve uma mãe Pitágoras? Que criasse uma fórmula matemática para explicar os caminhos seguidos nas leituras e dar a resposta exata das conclusões das leituras e escritas.
2a. Porque a Literatura não teve uma mãe como Marie Curie? Que descobrisse um novo elemento literário, capaz de revolucionar o mundo. Elemento que represente também uma nova figura de linguagem.
3a. Porque a Literatura não teve uma mãe no estilo Charles Darwin? Que criasse uma teoria para o surgimento literário e explicasse ao mundo a literatura nata, com seus cálculos mentais.

 A literatura foi tão complexamente elaborada, que não foi preciso fórmulas matemáticas, teoremas, descoberta de elementos, para termos grandes revolucionários dela. E assim posso dizer, essas mães que a literatura não teve, provavelmente nunca existirão. E sim, pensadores, leitores, escritores, que descobrem o mundo literariamente.

Agora penso eu, que a família que adotou a literatura, é uma das maiores, formada pelos escritores e leitores de todo o mundo.

Um comentário:

Esboços