sábado, 19 de outubro de 2013

Carta Aberta

    Pessoal, abaixo, uma carta aberta com a temática das memórias históricas e afetivas, com enfoque nos idosos. O texto foi feito para as aulas de redação e está de acordo com as regras referentes à escrita e estrutura requerida pelos vestibulares como Fuvest e Unicamp. A única composição que NÃO deve constar nestes vestibulares (caso esteja especificado na proposta) é um nome próprio ou qualquer identificação do candidato (você!). Deste modo, a carta não deverá ser assinada com nome, como a que fiz!
    Atenção: os nomes que constam na carta são todos fictícios, assim como o destinatário.
   Espero que gostem!!! 





Piracicaba, 01 de outubro de 2013
Aos idosos do grupo de apoio “Reaja com vitalidade”

Conforme atingimos uma idade mais avançada, as lembranças começam a aparecer e diversas sensações permeiam nossa vida no que diz respeito aos laços afetivos e históricos fomentados ano a ano. Conhecemos pessoas, passamos por situações e ilustramos a ótica da nacionalidade.
Cada um de vocês deve se lembrar do passado de nosso país, do parâmetro internacional ou de alguma característica cronológica que marcou os antigos dias, como o atentado ao World Trade Center, o período populista e ditatorial brasileiro, ou mesmo o início de uma identidade marcada pelos novos ritmos musicais. São memórias como esta que devem ser resgatadas e analisadas por todos como bônus pelos tempos de vida.
Também podemos pensar sobre os laços afetivos e nossas vivências em busca de uma afirmação e estímulo ao futuro, reavivando a memória sem descuidar da saúde e das relações sociais em nosso convívio. O importante é manter constantes as observações diárias para que o exercício mental tenha resultados mais que positivos.
Deste modo, esperamos que compreendam que resgatar as memórias é o modo mais fácil de encorajar-se perante o mundo e demonstrar o quanto são importantes para ele. Afinal, tudo por que passamos se consolida nos resquícios de um Brasil em desenvolvimento, do qual somos os pilares mais importantes e antigos.

Atenciosamente,


Filósofa Cecília Toledo e psicóloga Sandra Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esboços