domingo, 1 de dezembro de 2013

Discurso em homenagem aos pais feito por mim para a formatura

Boa noite a todos!
Estou aqui, em nome de toda a turma, para falar sobre pessoas queridas, que tanto nos apoiaram, nos amaram, nos carregaram no colo por muito tempo e nos levaram à escola diariamente. São vocês, pais.
Desde os primeiros passos, nosso crescimento só foi possível, porque tínhamos mãos que nos ajudavam a levantar, mãos que nos faziam carinho, mãos que nos confortavam e que ainda nos confortam. Sempre tivemos alguém para conversar, para compartilhar os segredos da infância e da adolescência e ainda mais para abraçarmos. Foram vocês que mandaram para longe nossos medos e nos ensinaram a vencê-los.
Os momentos mais felizes, sem dúvida alguma, têm vocês por perto. Para falar a verdade, nossa busca incessante pela felicidade só é possível, pois no caminho que trilhamos, por mais que encontramos obstáculos, vocês nos explicam como avançar, como distinguir abismos de simples erros, como aprender a amar e, ao mesmo tempo, entender as consequências disso. Enfim, são valores, verdades e atitudes que aprendemos constantemente, para o resto da vida.
Mas não podemos esquecer os momentos de tensão e desentendimento que passamos juntos. Por mais que entristecemos, foi nessas horas que percebemos como são sábios. E nessa sabedoria, conseguem perdoar nossos erros e, ao mesmo tempo, ensinar lições de honestidade e caráter. O que seria de nós sem a palavra de vocês, não é mesmo?
Agora, em pleno terceiro ano do ensino médio, nos deparamos com obstáculos ainda maiores. Enfrentamos nosso maior medo. O medo das mudanças, do vestibular, de perder amizades não por vontade e sim pelas distâncias e escolhas. É nessa hora, que o nervosismo aumenta só de pensarmos em mudar de cidade por causa de um curso, um objetivo de vida que queremos seguir e temos o apoio de vocês. Longe ou não, amamos todos incondicionalmente (é recíproco, sabemos), e não será nem um pouco fácil conhecer a liberdade do mundo universitário, que muitas vezes nos prende à nossas dores e temores. O que fazer agora? O tempo de escola está se acabando. As portas das faculdades estão abertas. E sabemos que é preciso partir, levantar voo em direção a um horizonte imenso. Mais uma vez são vocês que têm que lidar com outra dificuldade: uma linha tênue entre a vontade de nos ter por perto e a consciência do passar do tempo e dos desafios da vida. A decisão tomada por vocês é muito complicada, e a consequência é o empurrão para o primeiro contato com o mundo adulto.
Daqui a pouco, somos nós que vamos querer cuidar de vocês e protegê-los para que possamos retribuir carinhosamente, desde às singelas palavras confortantes até aos calorosos beijos e abraços. Afinal, os muitos erros nos renderão acertos enormes. E nosso agradecimento é pela simples existência de todos vocês que estão aqui presentes ou não puderam vir. Cada lágrima que escorrerá de nossos olhos significará que a história de um amor entre pais e filhos é eterna. Assim com os olhares, as palavras, os conselhos. Amamos vocês porque são verdadeiros, únicos em cada detalhe.

Muito obrigados por compartilharem este momento ao nosso lado, nos apoiando e nos confortando neste fim de ano.

14 comentários:

  1. eu me índentifiquei com cada palavra escrita,muito lindo

    ResponderExcluir
  2. Eu poderia utilizar este discurso em minha formatura?
    Achei muito legal e emocionante
    (Se eu puder, mudarei algumas partes, pois não estou na mesma série).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim! Sem problemas! É só falar que retirou daqui e dar os créditos! Boa formatura! :D

      Excluir
  3. Lindo vou usar no dia 9 que será meu grande dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar sim! Sem problemas! É só falar que retirou daqui e dar os créditos! Boa formatura! :D

      Excluir
  4. Muito linda esta homenagem. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito emocionante.... posso tirar algumas palavras deste texto? Pois me identifico muito com ele...

    ResponderExcluir
  6. Muito linda... posso pegar alguns trechos ao quais me identifiquei Muito??

    ResponderExcluir
  7. adorei... posso usar alguns trechos na minha formatura?

    grata

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaaah 💖💖💖💖 Amei 😍😍😍

    ResponderExcluir

Esboços