terça-feira, 6 de julho de 2010

Auto da Compadecida


Outro livro que li nas aulas de literatura foi Auto da compadecida de Ariano Suassuna...


Um dos livros mais divertidos que li, foi Auto da Compadecida, e tenho uma frase que ficou marcante: "A compadecida, mulher em tudo se mete". Sobre esta frase posso dizer que a tal, a compadecida, vivia se metendo na vida dos outros, mas não de uma maneira ruim, querendo ajudar, proteger, tirando pessoas da "ignorância", criando desfechos, mudando o caminho.

Neste livro, ela pode mostrar muito disso, salvando vários personagens como João Grilo, Cangaceiro, Padre, Bispo, Padeiro e sua mulher, mas em especial para o João Grilo, foi preciso até de um versinho: " Valha-me Nossa Senhora, / Mãe de Deus de Nazaré! / A vaca mansa dá leite / a braba dá quando quer. / A mansa dá sossegada, / a braba levanta o pé. / Já fui barco, fui navio, / mas hoje sou escaler. / Já fui menino, fui homem, / só me falta ser mulher. ".

O filme, nem se fala, quase ninguem viu (haha. Ps: Globo.), mudam só alguns detalhes sobre personagens, mas claro, o livro tem bem mais informação, muito mais detalhes.


Um comentário:

  1. são leituras muito muito boas as que vocês têm feito aí, gui!

    grande abraço!

    ResponderExcluir

Esboços