quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Sinta! Por si só....

   E quando bate aquele sentimento forte que não se pode acalmar ou segurar. E você percebe que o mundo está ali, você está ali, assim como sua família. E a vontade de ler chega e de escrever e de desenhar e de assistir e de amar e de sonhar. Não se pode resistir. Mas os olhos só enxergam aquele objetivo lá no fim. Um tal de vestibular. E tem a pressão da prova, do conteúdo, "do continente", da metonímia, da escola. A lágrima escorre mas não sacia a sede de chorar e de mudar o rumo da situação.
   É extremamente difícil ler e escrever enquanto se estuda ou se precisa estar estudando. Os pensamentos são tão inóspitos e inconsequentes. São preenchidos de abismos de matéria e mais matéria. E ficamos cansados de tanto pensar, de tanto estudar. Mas o tempo está acabando e o tal do vestibular está mais próximo. Os estudos, não sei porque eles estão tão amedrontadores.
   Força de vontade não pode faltar. Mas de quê adianta estudo sem questionamento, sem dúvida e sem preocupações, né? Siga seus objetivos e pronto. Que eu sigo os meus também e vejo se esqueço de amar, de sonhar de cantar de ler de escrever a vírgula. É preciso ter o tempo pra descansar, pra se divertir, pra se querer viver.
   Precisamos aproveitar a vida, como se fosse um pássaro em seu primeiro voo, ou mesmo um livro em seu lançamento. As atitudes vêm depois, com o tempo. E com a aprendizagem desse ano mais do que corrido. Uma hora os sonhos se libertam e os pensamentos esmiúçam a pele em busca de vitalidade, em busca de saciedade, de escrita e de amor.
   Temos é que nos aquietar e esquecer que o sistema de ensino é o ditador de uma constituição composta por notas e valores adquiridos, principalmente, na teoria. A libertação vem aos poucos, quando descobrimos que somos mais que o "sistema" e que o binômio conhecimento/identificação é conceito pronto e irreparável e somente mutável por nossa consciência.
   Então leia, escreva, ame, divirta-se... Viva com intensidade cada momento, cada olhar, cada sentimento e vontade. Pois o tempo nos traz o que ainda não queremos enxergar. E nossa visão se expande a cada nova brisa. E nossa opinião muda a cada instante. Resquícios de um antigo sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esboços