domingo, 15 de maio de 2011

Alunos: um olhar, um objetivo

   Quando pensamos em alunos, já nos vêm a cabeça as escolas, lugar onde eles passam a maior parte da infância e adolescência. Mas como podemos olhá-los de outro modo?
   Devemos observar seus interesses, seus "gostos", seus estilos, suas rotinas, seus objetivos.
   Artisticamente, cada aluno tem seu próprio olhar, seu estilo de vida, que precisa ser explorado. Um gosto pela leitura, pela escrita, pela dança, música, teatro, que represente a influência da arte nele, e até mesmo, na escola.
   Existem alunos que tem como objetivo o desgosto pela escola, que no início das aulas já estão pensando no término delas. E existem outros comprometidos com os estudos, que gostam da escola, não só pelas aulas e aprendizagens, mas por encontrar os amigos e aprender junto a eles.
   Cada tipo de aluno tem sua opinião, seu olhar sobre as situações vividas, tanto na escola, quanto fora dela. A exploração desses olhares é que torna a escola participante da vida artística deles. Permitindo se expressarem e tornarem-na um lugar familiar, acolhedor.
   A partir daí, os projetos, trabalhos e apresentações é que fortalecem o olhar e o objetivo de cada um, o aluno começa a virar então, mais centrado em criar seu mundo particular.

Um comentário:

  1. Parabéns Guilherme!
    Gostei bastante do seu blog que encontrei por acaso. Se quiser dê um pulinho no O pulo do Gato: brunatherolly.blogspot.com
    Bjus !

    ResponderExcluir

Esboços