quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Olhar Crítico-observador de um Escritor/Artista

   E pensar que um simples desenho, uma simples pintura poderia significar muito para uma pessoa e pouco para outra.

   É aí que se encaixa o olhar de um escritor/artista. E é nesse olhar crítico-observador que podemos dizer que essas obras, esses desenhos são obras de pessoas que decidem por algum motivo se aproximarem da arte, que querem se expressar através dela, e o mais importante, mostrar isso ao mundo.

   Isso pode ocorrer através de blogs, textos, desenhos, escritas, e até pensamentos não obscuros.

   Mas o que pensa essa pessoa? Sua ideia é 'compatível' a todos, tanto nos caminha filosóficos, quanto nos estruturais, exatos, para pessoas "expressadoras" de sua arte.

   Á partir desse olhar crítico-observador podemos dizer que um simples desenho, uma simples memória, um desejo, uma fala, tudo isso pode se tornar apenas terapia, aos olhos de quem vê e de quem pensa. Mas pode também não ser apenas isso, uma terapia, e sim uma fala, um dizer que forma essa expressão tão ressaltada que é a expressão artística, tanto nos momentos escritores, quanto nos momentos de desenhista ou pintor.

"A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade." (Pablo Picasso)

   Depois dessa frase é possível pensar, observar e criticar, o modo como foi pensada, escrita e própriamente criticada. Que diz que a arte é uma mentira que nos possibilita a visão da verdade, que nos abre caminhos, passagens, 'portas'.

  "A arte é a assinatura da civilização." (Beverly Sills

   Essa segunda frase, o que nos transmite? Que a arte é a assinatura, ou melhor a reprodução da civilização, a expressão própriamente dita e comprovada aos olhares alheios.

   E para terminar, que tal relacionar tudo isso á filosofia, para abranger mais olhares e opiniões. Com a seguinte frase:

"Filosofia se faz debatendo"

   É o que muitas vezes fazemos aqui no Bloguii, debatemos e exploamos esse mundo a fora, trazendo conhecimento e informação aos leitores, mas não só isso, e também, as críticas envolvidas na sociedade artística, ou seja, que vive de arte, de escrita, de movimento, de olhar.



Espero que gostem dessa obra de Paulo Sérgio Zerbato do blog encontrado aqui.

Deliciem-se com essa critica-observadora!!!

2 comentários:

  1. tais desenvolvendo bem tuas ideias, gui! ficando muito legal esse exercício teu de escrita, de registrar impressões/leituras tuas.

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Guilherme por postar um dos meus desenhos!! Ótimo blog! Parabéns!

    ResponderExcluir

Esboços