sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Listrado: um pijama

"O menino do pijama listrado"

   Um livro um tanto quanto emocionante que nos faz desvendar essa indefinível história sobre o menino do pijama listrado, ou melhor, os meninos..

   Este livro fala de um menino que morava em Berlim e que em pleno século XX, mais expressamente por volta de 1934, era ignorado pelo pai, ou melhor amado de um jeito mais simples, de um pai que cumpre seu dever. Chateado e plenamente ignorado pela irmã, que o provocava o tempo todo e era dita como "O caso perdido". A mãe, que o mais amava dentro daquela casa, que dava atenção e carinho necessário, mas só, o necessário.
   Dentre essas situações, Bruno vivia feliz, até receber a notícia de que iria mudar de cidade, para Haja-Vista, onde a vida era mais precária, de uma casa de cinco andares, passou a morar em uma 'só' (para ele) de três andares, onde não tinha tanto contato com o pai quanto o esperado, mas teve que se acostumar com a solidão daquele lugar, sem amigos e vendo da janela de seu quarto, passando a cerca de sua casa, um monte de pessoas de pijamas listrados, pessoas, que mais para frente foram denominadas Judeus, e que eram contra os soldados.
   Soldados, os quais o pai controlava e Fúria, o homem resposável pela mudança e por tudo aquilo.
   Mas o que virou de Bruno, como conseguiu viver naquele lugar? Como lido, ele encontrou, em uma das suas expedições matinais para bem longe da casa (na medida de horas mais ou menos 1 hora de distância), um menino, de pijama listrado, com a mesma idade, e que nasceu no mesmo dia que Bruno, o que proporcionou mais felicidade. Menino com o qual conversara durante meses, e que virou seu novo melhor amigo. Todo dia Bruno levava-o pão e queijo, para que pudesse se alimentar, pois de tão magro, era perceptível o tempo que ficava sem comer.
    Uma amizade muito perigosa, se um dos dois fosse pego, tudo estaria acabado, as conversas, os encontros, as histórias, e com certeza o menino do pijama listrado, o qual revelamos o nome só agora: Shmuel, seria punido e demais.
   Todo esse envolvimente gerou um grande apego entre Bruno e a cidade, mas cidade no sentido de encontrar Shmuel.
   E quando a mãe não aguentava mais a solidão de Haja-Vista, decidiu voltar pra Berlim, onde mesmo contrariada, decidiu ir.
   É aí que a história realmente acontece, Bruno conta a Shmuel que vai embora e eles decidem se despedir, marcando um encontro, para Bruno passar pela cerca e explorar junto a seu amigo o mundo onde vivia.
  
   Você deve estar se perguntando o por quê deu ter pulado uma linha para este parágrafo. Pois ele é o mais importante, mostra o desfecho dessa história.
   Bruno encontrou Shmuel e vestiu uma roupa emprestada, um pijama listrado, que estava sujo, e por tempos não era lavado, mas ele aguentou, afinal era a primeira e última aventura juntos.
   Explorando tudo aquilo, Bruno achou horrível, o que sempre era dito por Shmuel, todos os soldados maltratando os Judeus, as regeitações, e tudo por culpa do pai de Bruno, o comandante Nazista.
   Foi aí que Bruno resolveu voltar pra casa, no final da tarde, quando os soldados reuniram os Judeus, ou pelo menos alguma parte deles, onde Bruno e Shmuel estavam, e os trancaram em um galpão todo fechado, sem ar. Era um campo de extermínio, controlado pelo próprio pai.

   Com a possível morte de Bruno, pois depois de semanas de procuras ele não foi achado, todos ficaram sofrendo. A irmã que sempre o regeitara estava com saudades e com certa culpa. A mãe também, por não ter ído procurar o filho e por possivelmente não ter dado toda a atenção que ele merecia, até porque respeitava todas as regras impostas a ele. Já o pai, foi pior, ele, andando pelos caminhos que o filho andava para longe de casa, descobriu no lugar onde as roupas de Bruno foram achadas, que a cerca estava solta, mal fixada em uma parte, parte pela qual Bruno passou para se aventurar com Shmuel e nunca mais voltou.

   "Ele olhou para a distância e seguiu alguns passos lógicos e, ao fazê-lo, percebeu que as pernas não estavam funcionando direito..."

   "Alguns meses mais tarde alguns soldados vieram a Haja-Vista, e o pai recebeu ordens de acompanhá-los, e foi sem reclamar, contente em ir com eles, pois não se importava com o que lhe fizessem agora."

 

   Essa foi a minha definição do livro "O menino do pijama listrado"




Um comentário:

  1. maravilhosa história, não, gui ?

    eu acho também que ela poderia ser mais curta, mais direta, sabe ? impressões leitoras minhas, rs.

    abraços.

    ResponderExcluir

Esboços