quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Blogs, e coisa e tal...

Já passou pela sua cabeça, criar um blog?


   Pois na cabeça de muitas pessoas, isso virou "papel principal". Posso dizer que muitas pessoas hoje em dia se submetem a vida de blogs.

   Pela maneira diferente de se expressar, de pensar, de conviver e de contar, tanto uma novidade, quanto uma informação aprendida.

   Mas esta pessoa, com intuito de pesquisar e informar, se decide realizar o trabalho de um blog, o faz bem feito.
   É o caso de várias pessoas como o Ítalo, meu professor (até o ano retrasado) de literatura, com seu blog um-sentir (encontrado aqui) e como o Valdir, meu professor de geografia (até a 7série), com seu blog dbnog (encontrado aqui).

   Foi com ele, Valdir Nogueira, que além de aprender muitas coisas, fiz uma entrevista sobre seu blog recentimente criado.

   Com muito prazer, a entrevista:

  1.    De onde veio sua ideia de fazer um blog, teve alguma inspiração?
      Valdir:  Tenho muitos textos escritos que tratam das minhas reflexões sobre a vida, sobre o que nos acontece nas experiências que vivemos cotidianamente. Assim, considerando essas escritas, surgiu a vontade de publicá-las, partilha-las com outras pessoas e o blog foi uma ideia interessante. Decidi então fazer um blog para postar minhas escritas e ir aos poucos alimentando essa ideia de partilhar a vida ou o que penso sobre como vivemos nossas muitas experiências. Sustento-me na ideia de experiência de Michel Foucault quando este afirma que a experiência é o lugar de onde saímos transformados. Então, para mim, cada experiência de vida produz reflexões e mudanças que permitem essa transformação. Para mim, o blog se apresentou como uma dessas experiências transformadoras e que está me ajudando muito, principalmente no sentido de compartilhar pensamentos. 
      2-   Sobre o que você escreve em seu blog?
      Valdir: Penso que a resposta da primeira questão já responde essa segunda, mas basicamente, escrevo sobre o viver, sobre a vida, sobre o que sentimos, pensamos; escrevo sobre mim. Minhas escritas refletem muito o que eu vivo, então é uma escrita que traduz muito o meu viver.
3-   3-   Qual a relação, para você, da arte de escrever ( ou se expressar, no seu caso, no blog) com sua profissão?
      Valdir:  Quero dizer que essa questão é fundamental, principalmente por tratar a escrita como uma arte. A arte é esse processo criativo, dinâmico; é uma vivência que permite que o artista mergulhe em si para extrair as obras mais puras de seu pensar, seu ver, seu existir. Nessa direção, essa arte está muito atrelada a minha profissão de docente. Como trabalho em uma universidade com formação de professores e desenvolvo pesquisas sobre minha área de ensino, isso exige de mim muita escrita, muitas investida na criação do novo; no repensar, refazer o já feito de outras formas, de outros modos. Considero que um docente precisa escrever e muito, precisa estar em contato direito com esse movimento caótico e organizador da arte de escrever, pois não se pode deixar as ideias apenas em suspenso, apenas no universo do pensamento. Elas precisam ser registradas, gravadas, anunciadas nas folhas em branco, nos monitores, nas telas. A escrita, para mim, é uma arte libertadora. Dá sentido e significado à minha profissão, ao que eu vivo enquanto docente.
4-  4-   O que você espera que seu blog “cause” na vida (ou no trabalho, no dia-a-dia, etc) das pessoas que o lêem?
      Valdir:  Há um lindo desejo de que as pessoas possam ler o que escrevo e se encontrar lá; se verem refletidas nas palavras que coloco em minhas escritas. Em cada escrita, abordo temas que nos fazem mergulhar em direção a nós mesmos, em direção ao que somos e podemos ser, assim, penso que o melhor que posso esperar do blog é que ele seja um parceiro de reflexões para as pessoas que visitarem. De modo geral, espero que o blog seja uma experiência transformadora na vida das pessoas.
5-  5-   O que a arte (ou a literatura, a arte de escrever, etc) “proporcionou” a você, a ponto de você resolver criar um blog? Foi a partir de outras leituras, até mesmo em outros blogs? Ou foi de repente, até como forma de querer se expressar?
      Valdir:  Bom, na terceira questão já trato um pouco disso, mas fundamentalmente, foi esse movimento de criar. Sim, produzir um blog também é um processo criativo. Você precisa interagir com a máquina, com os recursos; precisa navegar nos mais diferentes espaços da internet e o blog te permite isso. Então, além de ser um momento único de aprendizagem e desenvolvimento, essa arte, essa criação não só me ajuda a expressar o que sinto, penso e vivo como também me ajuda a ser mais. Então, criar o blog foi emergindo como um desejo de se mostrar, se expressar.
6- 6-   Tem alguma frase, ou algum “dizer” que você queira passar para as pessoas ? Ou que você goste e ache importante para a “sociedade”? 
Valdir: Sim, algo que descobri com meus estudos do mestrado: Uma pessoa que não é para si mesmo, não poderá ser para os outros. É isso.


Obrigado, Guilherme pela oportunidade desse diálogo. Abraços,
Valdir.

Espero que gostem da entrenista, com este professor/amigo Valdir Nogueira.

Um comentário:

  1. ótima entrevista, gui. parabéns a vc e ao valdir. e legal levantar esse tema no blog!

    abraços.

    ResponderExcluir

Esboços