sábado, 19 de março de 2011

"O triste fim...

... do pequeno menino ostra e outras histórias"

   Um livro pequeno, embora, grande nas ideias, no desenvolvimento, na interpretação.

   Quando verificamos quem escreveu é que passamos a nos pergunta como? Por que? Tim Burton.
   Toda ironia e mistério de seus filmes, retratados em um livro. Um livro com poemas, porém, narrativas. E como diz no livro: "É triste, mas engraçado. É infantil, mas adulto. A mente de Burton é um universo à parte. E este livro parece ser sua melhor radiografia.". É um livro que visivelmente, parece pra crianças, tanto pelo título, quanto pelos desenhos. Mas o contexto, a forma de escrita, os temas abordados, tudo isso desmente a 'história' e percebemos que é um livro destinados aos portadores de literatura, uma fase, um capítulo que para as crianças é desnecessário por enquanto, um universo que, pra elas, não vai ser muito bom neste momento, requer muito cuidado.
   As ilustrações feitas pelo próprio autor é bem característico de seus filmes, no estilo "noiva cadáver".

Um dos textos:

"O menino de pregos nos olhos

 Os problemas ópticos devidos
 Aos dois pregos nos olhos do menino
 Fizeram sua árvore de alumínio
 Ficar meio fora do figurino."





   Como percebido no texto acima, além das imagens, a linguagem também não se encaixa no universo infantil.
   A característica deste livro, empregada por Tim Burton, é de toda melancolia, suspense, finais trágicos, o desfecho inimaginável das histórias. O título completa perfeitamente a ideia das escritas no tom um tanto quanto trágico.

 Meu comentário antes de ler o livro: "Confesso que fiquei curioso para dar uma olhada... Adorei os filmes dele, e gosto do modo meio "louco" que ele cuida da vida. Parece bem interessante este livro, pois um 'cara' que fez filmes tão fascinantes tem essa capacidade, de investir e colocar toda loucura e subjetivação de seus filmes nesse pequeno livro estranho."

Espero que gostem!!!

2 comentários:

Esboços