quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Frankenstein

Um novo livro que li para as aulas de Literatura foi Frankenstein, um livro um tanto quanto envolvente, com um surpreendente desfecho.


O livro conta sobre um homem, Victor Frankenstein, estudante de biologia, química, anatomia e filosofia natural, que resolve criar um ser vivo diferente. Ele adorava estudar a estrutura do ser humano e de qualquer ser vivo, e esse foi um dos maiores proporcionadores dessa escolha, de passar mais de 2 anos tentando criar um ser vivo. Para que isso acontecesse, Frankenstein teve que procurar e reunir, partes de seres vivos como peles, órgãos, tecidos em geral, e tudo que fosse preciso para essa experiência.

Finalmente, depois de mais de 2 anos, ele conseguiu criar essa "criatura", só que ao observá-la teve medo, viu que seu rosto era feio e que daria medo às pessoas. Foi aí que sua vida se tornou impossível e desestruturada. Ele abandonou a criatura, e com isso, ela se sentiu triste. O primeiro aviso de que esse abando não daria certo é que, ao voltar a Genebra, seu irmão tinha sido morto, por uma "coisa" grande, um monstro... Ele, então, descobriu que esse monstro era sua criatura...

Ao tentar procurar o monstro entre as montanhas próximas ao local de morte de seu irmão, Frankenstein o encontrou, e foi abordado, para terem uma conversa. Essa conversa foi da criatura, falando sobre sua solidão, do abandono, de várias tentativas que teve de conviver com humanos e que não deu certo, tudo isso que agora se voltava em raiva e ódio. E a criatura o fez um único pedido: queria que ele criasse uma outra criatura, só que fêmea, para eles conviverem longe, mas não infelizes.

Decidido de que iria fazer o que se pede, Frankenstein ficou mais 2 anos longe da família, e ao término do trabalho, quebrou, estragou e desmontou tudo que tinha criado e jogou no mar, com medo de que sua criatura pudesse trazer mais infelicidade para o mundo.

Esse foi o erro! A criatura se revoltou e em sequência matou seu amigo, sua mulher na lua de mel e seu pai (consequência de infarto). Depois de todas essas mortes, Frankenstein resolveu ir atrás da criatura para o acerto final, onde passou por montanhas, mares, florestas, até chegar no seu ponto fraco, o começo do Polo Norte, tão frio que ele nem conseguiu chegar a criatura e acabou morrendo depois de ser resgatado por um navio que estava passando por lá. A criatura, arrependida resolveu então, se matar indo no lugar mais alto e mais frio do polo norte.

Essa é a história de Victor Frankenstein, com muitas mortes se torna até triste e um pouco aterrorizante.
Essa história foi escrita por Mary Shelley e contada por Ruy Castro neste livro. A história foi considerada o primeiro clássico da literatura de horror. Mary Shelley a escreveu com 19 anos e publicou seu livro aos 21.

Aporveitem e leiam!!! Uma história muito comovente e interessante, onde podemos nos identificar com vários personagens e fatos...

Um comentário:

Esboços