terça-feira, 19 de outubro de 2010

LITERATURA


"A arte de imitar a realidade"

Arte: manifestação artística visada no questionamento.

Literatura uma arte de ser, de viver, se expressar. Uma arte em que podemos esboçar um conhecimento imperfeito, criar o rascunho de uma vida, rabiscar seu futuro.... Imitação da realidade no sentido de inovar o padrão, o convencional, tornando de um jeito bom, para os mergulhadores de arte e de escrita e ruim, para os ignoradores da vivência literária.

Para quem pensa que literatura é só aula, e só leitura, está bem enganado, pois a literatura é uma arte, um questionamento no modo de ler e escrever, onde a expressão é a raiz da árvore. Literatura é modo, sujeito, causa, estilo. Não podemos esquecer que também é essas leituras, que pode parecer chata para alguns, que geralmente nunca esperimentaram essa maravilha do cotidiano literário.

Por tudo isso, posso dizer que essa arte, essa linguagem é a mais experimental possível, onde você faz suas escolhas, controla seu mundo literal, e compartilha suas alucinações com outros vivenciadores da literatura, outros esboçadores de mundos, criadores de diálogos, procuradores de histórias...

A literatura se posiciona tanto quando falamos de crônicas(meu próximo post do blog), contos, narrativas, cartas, quanto quando falamos de clássicos como a carta de Pero Vaz de Caminha, ou até crônicas de Machado de Assis.. Portanto, mergulhem nessa arte!!!

2 comentários:

  1. dá um orgulho, gui, lembrar das aulas de literatura, do pouco que elas te ajudaram a alcançar pensamento tão bonito assim. e o quanto este teu pensamento ainda vai se desenvolver!

    grande abraço daqui!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu dom de saber escrever...Bjs.

    ResponderExcluir

Esboços