quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um batalhão a mercê de Lollipop

   
   Em busca por sites, blogs, em que posso estabelecer fortes conexões leitoras, encontrei Blog Lollipop, aqui! Na realidade, encontrei este blog ao encontrar a própria criadora, em uma oficina de um concurso (ENIC). Ela,  Lorraine, me contou sobre o que gosta de escrever e como se expressa em seu blog. Isto, fruto de uma ideia de entrevista com ela onde também me conta sobre uma "série" em seu blog chamada "Soldados de Chumbo" a qual muito me chamou atenção. Aqui abaixo, a entrevista: 


Eu - Como surgiu a ideia de criar essa história?


Lorraine - "Soldados de Chumbo, surgiu quando eu me encontrava em uma situação extremamente nova e que exigia uma adaptação rápida e decisiva. Na história, talvez o que mais tenha me inspirado a escreve-la, tenha sido  os dias difíceis que somos obrigados a enfrentar, os amigos fieis, a busca do nosso "eu" de acordo com o que fazemos mas principalmente as reviravoltas que a vida dá todos os dias."


Eu - O que ela já influenciou, e vem influenciando em sua vida?


Lorraine - "A história me fez companhia durante esse momento de dificuldade, pois eu acabara de vir de São Paulo, e tinha agora de lidar com um nova realidade e os novos fatos,  fazendo então  despertar novamente em mim meu espirito de aventura e minhas origens para encarar tudo isso.
A história mostra os altos e os baixos que enfrentamos, nosso erros e nossos acertos, isso me atingiu muito, pois é  a partir do momento que  cometemos algum erro, é que somos capazes de acertar, jamais apagaremos os erros já cometidos, mas podemos ter a certeza de que agora somos capazes de acertar. Isso também serve com as relações também, pois é somente quando caímos é que percebemos quem realmente está disposto a nos ajudar, até mesmo nosso pior inimigo pode ser aquele que nos ajude a superar e vencer. Por isso me influencia, pois aprendo todos os dias essas coisinhas e tenho a oportunidade de coloca-las em prática no meu dia."


Eu - Por quanto tempo você pretende continuar essa história?


Lorraine - "Bom... Soldados de Chumbo já está finalizada no papel, pois ela já havia a escrito há  3 anos atrás. Sinceramente não faço ideia de quanto tempo a história durará, pois tudo depende dos fragmentos que são colocados no blog toda  sexta-feira, mas a história é longa, apesar de tudo não perde a graça, há suspense, romance e ação, é acompanhar e se emocionar com a história e ver até onde ela poderá chegar."


Eu - Agora, sobre seu blog. O que costuma postar nele?


Lorraine - "Costumo colocar as coisas interessantes que vejo no meu dia, novidades que estão por ai, pensamentos que tenho ou então lugares coisas ou momentos que me move. Além disso costumo colocar no blog o humor  que de repente surge do nada, como é o caso da parte "Típico da minha mãe"  presente no blog."   



Eu - O que gosta e costuma escrever?



Lorraine - "Geralmente costumo escrever reflexões sobre as coisas da vida e do mundo assim como alguns momentos da minha vida, mas para falar a verdade, é difícil um escritor ter "momentos" para escrever; um escritor de verdade não tem momentos certos e nem definidos para usar o poder da escrita em seus versos e verdades. Tudo pode ser escrito, tudo pode ser interessante, não tenho preferências sobre isso."



Eu - Fale um pouco sobre o que é a escrita e a leitura para você?



Lorraine - "Escrita e leitura para mim, meu caro... é mágico! É muito emocionante a sensação de escrever personagens ou lugares que parecem tão reais, do nada, é coisa de outro mundo. Assim como você precisa ter criatividade e inspirações, você também precisa ter humildade para não somente se emocionar com suas histórias, mas também com as dos outros escritores. A escrita e a leitura foram inventadas para unir e expressar pensamentos, e fazer parte, ter esse presente o de ler e escrever para mim é mágico, único e impressionante." 



Eu - E para finalizar, qual seria uma frase importante pra você, que caracterize e te inspire a escrever e ler?



Lorraine - "Não sei cantar, não sei voar e nem navegar, mas sei escrever versos e melodias, sei viajar o universo e ir ao horizonte, somente com o poder das palavras, da escrita. É isso que sei fazer!"



   E é neste mundo mágico e inspirador que, com maior certeza, Lorraine escreve e se expressa, retratando seu olhar, seu viver... Com toda versatilidade de um blog que, por pura inspiração e conhecimento, é escrito e formado a partir de um abrangente olhar observador.

   Espero que tenham gostado e que acompanhem o Blog Lollipop, juntamente com "Soldados de Chumbo".

   Agradecimentos a Lorraine, por participar desta entrevista.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Um personagem a criar um mundo no mundo

   Poder escrever, e falar o que quiser. Criar um mundo, onde você e seu personagem dialogam, um mundo vivo, um mundo novo. Ter e criar um personagem a se chamar de seu. Do seu modo, do seu jeito, nas consequências do julgamento alheio. Que critique, que reforme, que deforme, que viva e crie intensamente.
   Sobreviver em um mundo imaginário e ao mesmo tempo real, onde você e seu personagem, em constante debate, criam um novo modo de olhar, de olhar o mundo, de perceber um olhar, de olhar somente por olhar.
   E ao resultado, ter como resposta um grande texto, uma crônica, um filme, um livro, uma história, que te mova e faça vibrar. Resposta figurada, ilusionada pelo pensar, num movimento retilíneo chamado escrita.
   E ao conto, encontro, reconto, ali e aqui, alguém que junto comigo, prepare esse mundo, menos sozinho, menos tranquilo, mais extravagante. Um mundo linear, onde o próprio nome se dá por incerto, pois de curvas e tropeços, nos revelamos andantes deste mundo "pensamental"...

   Por cada personagem, uma história, e ao fim do conto, te conto a história que a mais virará livro.