terça-feira, 31 de maio de 2011

Joanna

   A terceira homenagem é para minha professora de teatro até a 7a série.
  
   São todas as dinâmicas, os trabalhos, jogos teatrais, encenações, que me lembram fortemente das aulas dela. Aulas fascinantes, que nos tirava do mundo da escola e nos colocava no mundo do teatro. Todas as aprendizagens, e meu grande gosto pelo teatro, tudo isso devo a ela. E agradeço. Muito da vergonha que tinha e perdi, também teve grande ajuda dela. Era aula e mais aula, ficávamos cansados na rotina, mas na hora que as aulas de teatro chegavam, a canseira sumia, a alegria super aparecia. As apresentações, os jogos, os grupos encenando pequenas cenas, tudo isso fica guardado e sempre relembrado na memória.
   As conversas, os conselhos, realmente me ajudaram. E mesmo depois de ter saído da escola (mas mantendo fortes ligações) continuamos nos comunicando, via blog, via email, via face.... Então veio a grande surpresa (que agradeço também a muito mais gente), na formatura da minha turma, da que eu estudava, fui convidado, e surpreendentemente, fiquei muito feliz ao receber também, e das mãos dela, um porta-retrato da turma, nunca esquecida. A felicidade veio à tona. E pensar que não era só eu que sentira saudade de todos, mas todos também de mim. Emoções...
   E hoje, em minhas aulas de teatro aqui, nunca me esqueço dela, da pessoa que me introduziu neste magnífico mundo. As lembranças invadem a mente, para eu não me esquecer de tudo já aprendido em suas aulas. Das suas apresentações com seu grupo de teatro na escola. Tudo maravilhoso.
   E neste mar teatral, se não possível encenar, me resta dizer-te:

Muito obrigado!

domingo, 29 de maio de 2011

Valdir

   A segunda homenagem é para meu professor de geografia até a 6a série.
  
   Foram os teceres, os sentires, as aprendizagens, os trabalhos, os passeios de estudo, que fizeram as aulas com ele serem inesquecíveis.
   As "viagens geográficas", as descobertas de novas denominações, os conceitos geográficos aprendidos, tudo isso ficou gravado na memória. A viagem para as Cavernas de Botuverá, maravilhosa, os passeios escolares, bem legais, e tudo isso acompanhado desse professor, sabendo de tudo, explicando tudo.
    Mas ele se ausentou da escola em  que eu estudava, o que provocou certa tristeza geral. As aulas eram muito boas, muito legais. Os trabalhos bem aprofundados. E os temas dos passeios escolares, bem aproveitados.
    Mas a distância, não terminou com a comunicação, via email, e felizmente via blog, com sua ótima atitude de criar um blog e nele se expressar, como faço ( e também o professor de literatura). E é lá que conversamos. Onde seus conhecimentos geográficos, e já literários, são expressos.
   Quando penso nas aprendizagens, penso na geografia, e compreendo os  novos conhecimentos geográficos, sempre me lembro, e agradeço a ele (e a Josiane) por tudo que sei.

   Obrigado.
  

sábado, 28 de maio de 2011

Ítalo

   A primeira homenagem é para meu professor de literatura até a 7a série.

   São tantos livros, círculos de leitura, resenhas de livros, e aprendizagens que marcam todo as aulas que tive com ele. As leituras em grupo, os ensinamentos, tudo que sei sobre literatura, até a 7a série, foi por causa dele.
   Livros como: "Robinson Crusoé", "A ilha dos cães", "Os meninos da rua Paulo", "A flauta mágica" e até "O menino do pijama listrado" (selecionado por ele, para a leitura na 8a série, e eu já não estando mais em suas aulas, acompanhei a rotina, e li este livro) que me incentivaram ainda mais a prática de leitura, a viajar nos livros, e escrever sobre eles. Livros que sustentaram meu caminho, minha caminhada, meu seguir, até me envolver mais ainda com a literatura. Foram as práticas de escrita em sala, que me incentivaram mais ainda a escrever, por isso que agora surge este blog.
   Mesmo longe então, continuamos nos comunicando, via email, via blog, nas participações de concursos em seu blog, um até que ganhei sobre narrativas curtas(aqui).
   E agora, no momento em que sai da escola onde eu estudara até a 7a série, sinto a tristeza que eu teria sentido se lá ainda estivesse estudando e passando por isso.
   Saudade, das leituras, escritas, trabalhos.
   O momento que senti vontade de escrever, vontade de ler, e passar isso aos outros, foi um marco inusitado do tempo em que passei tendo aula com ele.

Obrigado.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Texere de sonhos

   Neste mundo, neste universo. Repleto de sonhos, vontades, vitórias. Tecemos nossos pensamentos, nosso cotidiano, nosso modo de olhar, de pensar, de viver. Transformamos nossa vida em textos bem complexos, em emaranhados de letras, palavras, entrelaço de histórias, confusão de conflitos.
   E continuamos a tecer, a entrelaçar nosso caminho a ser seguido, a ser encontrado, por onde passamos, o que encontramos, como fugimos, como sobrevivemos.
   Não sendo um novo modo de pensar e sim, inovar, criar, viver.
   Nesta assonância, de criança, que dança e balança, ânimo de vida, de calor. Sentindo o aroma da verdade, passeando nos caminhos do desejo, fugindo das tentações, mas se submetendo a elas.

   Neste "texere" dos sonhos, criamos, inovamos, e renascemos. Tentamos condensar nossos segredos, e esconder nossos fracassos...

   Tecendo assim, inovamos e realizamos o maior dos sonhos de um escritor/artista, tecer uma rede de inovações, protegidas pelo conhecimento, capaz de surpreendermo-nos sempre!!!

Texere - palavra do latim que pode ser traduzida como texto, tecer.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Participações literárias - Narrativas Curtas

"Entrou sem bater na porta, levou o sonho, a saudade, o filho, a vida. Morreu." Guilherme (Eu)

Intertextualidade (por matheus):
"Entrou batendo na porta, trouxe o sonho, a saudade, o filho, a vida. Viveu." Matheus Mandro

Chegou fazendo alarde, trouxe o amor, a união, fez um pai, uma mãe. Nasceu." Caio Perin

Chegou a chuva, com a semente, a união, fez o amor semear, CRESCEU!" Isabelle Degaspari


Essas são narrativas curtas feitas por um círculo de amigos (só alguns) hoje de manhã (24/05). E esse é mais um dos objetivos do Bloguii, incentivar a criação de textos, e no caso, de narrativas curtas. Espero que gostem!!!!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pó ema

O que gosto,
Prefiro,
Inspiro,
Sinto,
Canto
No banco.

Dos prazeres aos aprazeres,
Afetos e desafetos,

O pó que reluz,
O ouro.
O som que descreve,
A fala.
A cor que interfere,
O vermelho.
Amor que se pede,
Desejo.

Arrumar, desarrumar,
E pensar,
Que de ema a pó
De pó a ema
Faço somente
Poema.

De amor,
Repasso,
Recrio, invento
O tipo deste
Para outro recinto
Que trago, que pinto,
De amor, só a palavra,
De paixão, só o sujeito
Despertar do verbo,
Para ajeitar a frase
e
Torná-la
Somente
Pó ema

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Amigas inimagináveis

   Pensar em conhecer pessoas tão legais... Se tornando especiais. Falo agora, em alto e bom tom, tenho ótimos amigos e amigas, nunca esquecidos.... Mas e as conversas, saídas, brincadeiras, piadas? Fica tudo guardado... Lembrado, repensado.
   Mais que três, nessa postagem, falo de amigas especiais, mesmo tendo pouco convivido, mas ainda convivendo. Das piores as melhores aulas, temos conversas, brincadeiras... E agora, esse pedido (de uma postagem especial). Posso dizer que fiquei pensando no assunto, mas não com a chance de não postar sore elas, e sim, em como falar sobre elas.
   Não são as músicas, os clipes (loucos né gabi?haha), que atrapalharão a convivência... hahaha. Nem ter que esperar acabar malhação (para eu gravar o telejornal). Nem ter que ouvir os gritos (pelo Kleber, né rafa? ahaha) Ou as músicas e brincadeiras (da Isa. haha).
   Mas assim descrevo-as: brincalhonas, mas levando a vida a sério, marcando, cada uma, seu caminho, deixando sua presença.

    Amigas, coisas inimagináveis... haha



Logo, mais postagens sobre os amigos.. hahaha

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Professor/leitor

Além de comemorar a 100postagem do Bloguii, vou inaugurar a nova série onde contarei e homenagearei os professores que de alguma forma, participaram, me ajudaram e me ensinaram tudo o que sei até hoje.
   Meu gosto pela leitura, literatura, artes plásticas, teatro, matemática. E até matérias que me desafiaram, e ainda desafiam, como a geografia, história, ciências, português, o inglês (né Elis? ahah), enfim, todas as matérias que tive e ainda estou tendo. 
    Será uma enorme navegação por meus professores/leitores, que me acompanharam durante vários anos, e que agora nunca mais serão esquecidos!!!!

   Espero que gostem....

terça-feira, 17 de maio de 2011

Viajando em mares pesados, revelando enigmas profundos, sintetizando códigos superficialmente confundíveis

   No infinito. No incansável. No inacreditável. Na síntese dos valores vividos, dos erros aprendidos, dos acertos ainda mais errados. Nesse mundo de ilusões e desilusões. De paixões e horrores. De fé e razão. De físico e coração.
   Podemos pensar, podemos sentir, podemos viver, podemos crescer. Com a certeza de que tudo atrás não pode ser deixado pra trás, esquecido na calmaria dos ventos nordestinos. E sim, lembrado nas tempestades, nos furacões, nas perfeitas escolhas e desabafos.
   Como, então, sentir?
    Como observar o mundo e criar uma opinião sobre ele?
     Como suprir suas ideias com ideais ressaltantes?
      Como se preocupar com o devido?
       Ou com o indevido?
   Assim vou vivendo, pensando, sentindo e tentando não cair nos maiores ápices e abismos das contradições literárias. E tentando de toda forma, formar logo esse (definitivo) olhar crítico, "literaturando" por aí, passeando de blog em blog.
   Me realizar, sentir bem. Tudo isso, antônimo de se sentir mal, desordenado, sem realizações.
   Mas a vida comprova e aprova, que a cada olhar falado, o ouvido é pensado e o vivido é escrito, assim como o visto é sentido. Nesta confusão certeira, me entrego ao espírito, ao julgamento literário, que em breve, muito em breve, me tornará seu fiel escudeiro. Seguidor fiel das crenças literários, obedecendo os mandamentos da gramática, viajando na arte, se expressando pelo teatro, amando a pintura....

    Nesse embaraçoso pensamento, espero ter-me expressado bem, nas gravuras de que um dia todos irão lembrar, para cada meu leitor, nosso caminho a ser seguido é o do descobrimento. Achando então novo escritor, novo literário, novo foco, novo artista.

   Observem os códigos confundíveis, os enigmas profundos, o mar pesado em que navego e se afoguem também nele.

   Venham para este mar!


domingo, 15 de maio de 2011

Alunos: um olhar, um objetivo

   Quando pensamos em alunos, já nos vêm a cabeça as escolas, lugar onde eles passam a maior parte da infância e adolescência. Mas como podemos olhá-los de outro modo?
   Devemos observar seus interesses, seus "gostos", seus estilos, suas rotinas, seus objetivos.
   Artisticamente, cada aluno tem seu próprio olhar, seu estilo de vida, que precisa ser explorado. Um gosto pela leitura, pela escrita, pela dança, música, teatro, que represente a influência da arte nele, e até mesmo, na escola.
   Existem alunos que tem como objetivo o desgosto pela escola, que no início das aulas já estão pensando no término delas. E existem outros comprometidos com os estudos, que gostam da escola, não só pelas aulas e aprendizagens, mas por encontrar os amigos e aprender junto a eles.
   Cada tipo de aluno tem sua opinião, seu olhar sobre as situações vividas, tanto na escola, quanto fora dela. A exploração desses olhares é que torna a escola participante da vida artística deles. Permitindo se expressarem e tornarem-na um lugar familiar, acolhedor.
   A partir daí, os projetos, trabalhos e apresentações é que fortalecem o olhar e o objetivo de cada um, o aluno começa a virar então, mais centrado em criar seu mundo particular.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

IX: Narrativas curtas

IX"Leve-me aos céus, disse Hamlet, a cartomante o espera. E levou tudo, até a roupa de cama"

terça-feira, 10 de maio de 2011

As mães que a literatura não teve

A literatura, penso eu ter sido adotada por uma família que tem na maioria dos integrantes, homens, gênios. As mães que a literatura não teve são, certamente, as mulheres (ou mesmo outros homens) que revolucionaram as áreas do conhecimento.

1a. Porque a Literatura não teve uma mãe Pitágoras? Que criasse uma fórmula matemática para explicar os caminhos seguidos nas leituras e dar a resposta exata das conclusões das leituras e escritas.
2a. Porque a Literatura não teve uma mãe como Marie Curie? Que descobrisse um novo elemento literário, capaz de revolucionar o mundo. Elemento que represente também uma nova figura de linguagem.
3a. Porque a Literatura não teve uma mãe no estilo Charles Darwin? Que criasse uma teoria para o surgimento literário e explicasse ao mundo a literatura nata, com seus cálculos mentais.

 A literatura foi tão complexamente elaborada, que não foi preciso fórmulas matemáticas, teoremas, descoberta de elementos, para termos grandes revolucionários dela. E assim posso dizer, essas mães que a literatura não teve, provavelmente nunca existirão. E sim, pensadores, leitores, escritores, que descobrem o mundo literariamente.

Agora penso eu, que a família que adotou a literatura, é uma das maiores, formada pelos escritores e leitores de todo o mundo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Metaforicamente correto

  De um poeta que junto ao carteiro se relacionam no filme "O carteiro e o poeta". Um filme que belamente retrata a vida de um poeta e de um carteiro que interagindo com o poeta descobre seu poeta interior, a alma que movia seu gosto pela literatura. Abaixo o vídeo do poeta ensinando ao carteiro o que é metáfora.




E agora, você entende o que certamente é metáfora? Esta música representa bem o significado. E o classifica diante de uma situação cotidiana citada. Música: Metáfora de Gilberto Gil.



Metáfora, a substituição do próprio pelo figurado....

 Metaforem bastante... Espero que gostem...